Transtorno do espectro do autismo (TEA)
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo (classificação) de transtornos amplo e heterogêneo (considerando-se, inclusive a gravidade). Acometem o cérebro ainda em desenvolvimento, provocando prejuízos significativos em áreas específicas, como o funcionamento social, comunicação, funcionamento acadêmico (aprendizado), determinadas funções motoras, áreas relacionadas ao foco atencional e planejamento. Em geral, as crianças apresentam os primeiros sintomas precocemente, em sua maioria, antes de ingressarem na escola. No entanto, dependendo do tipo de transtorno, os sintomas podem surgir em determinados períodos da educação escolar, pois podem estar diretamente ligados a contextos específicos da aprendizagem escolar (acadêmica). Podemos exemplificar o transtorno específico da aprendizagem, que compromete habilidades acadêmicas específicas, como leitura, escrita e matemática. Não raro, uma criança pode preencher os critérios de diagnóstico para mais de um transtorno do neurodesenvolvimento (tecnicamente chamamos essa condição de comorbidade). Os transtornos do desenvolvimento, dependendo do subtipo, apresentam sintomas que causam déficits e/ou atrasos em etapas clássicas do desenvolvimento. Retteres e colaboradores baseados relataram que pelo menos 30% dos transtornos do neurodesenvolvimento podem ser causados por fatores genéticos.
Numa perspectiva mais didática, do ponto de vista funcional, podemos classificar os transtornos do neurodesenvolvimento em:
- Transtornos que causam comprometimento específico na capacidade de aprendizagem escolar (acadêmica). Exemplo: Transtornos Específicos da Aprendizagem;
- Transtornos que causam prejuízos no controle das funções executivas controladas por uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal. As funções executivas são responsáveis pela habilidade de planejar o que fazemos, controlar determinados impulsos, focar a atenção na realização de atividades específicas, flexibilizar o nosso pensamento, memorização, selecionar estímulos relevantes em relação a outros menos importantes, controle de determinadas funções da memória). Nesse grupo podemos citar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
- Transtornos que causam prejuízos globais nas habilidades sociais, comunicação, com padrões restritos de interesses e atividades. O exemplo clássico seria o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);
- Transtornos que causam déficits globais comprometendo a inteligência. Como exemplo: Deficiência intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual);
- Transtornos com prejuízos específicos envolvendo a comunicação. Nesse caso: Transtornos da Comunicação (envolvendo atrasos específicos na fala, na fluência da fala (gagueira), na Comunicação Social (Pragmática);
- Transtornos causando prejuízos na aquisição do domínio motor, entre eles estariam: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Transtorno do Movimento Estereotipado e Transtornos de Tiques.
Fontes:
American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Fifth Edition)-DSM-5TM. American Washington, DC: American Psychiatric Association, 2013.
ISBN 978-0-89042-554-1 (Hardcover) / ISBN 978-0-89042-555-8 (Paperback). http//: www.psych.org
Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). American Psychiatry Association: Washington, DC. Tradução: Maria Inês Correia Nascimento et al. Edição: Porto Alegre: Artmed, 2014. ISBN: 978-85-8271-088-3.
Retterer K et cols. Clinical application of whole-exome sequencing across clinical indications. Genet Med. 2016; 18:696-704.