A Criança Autista e a Escola - Uma Abordagem Prática

A Criança Autista e a Escola - Uma Abordagem Prática

A Criança Autista e a Escola - Uma Abordagem Prática

por José Marcelino Bandim

O transtorno autista e transtornos do es- pectro autista são síndromes que atingem en- tre 0,5 e 1% da população intantil, variam de uma gravidade mais leve, e muitas vezes atípi- ca, ate os casos mais severos e tipicos do trans- torno. Classificados dentro dos Transtornos Globais do desenvolvimento, (grupo de do- enças que comprometem o desenvolvimento) são caracterizados por atrasos ou desvios na interação social, comunicaçao, repertório restrito de atividades e interesses, funciona- mento anormal na capacidade de imaginação e surgimento nos 3 primeiros anos de vida.

Na primeira parte do livro o autor aborda e esclarece, numa linguagem simples, voltada para profissionais da educação, psi- cólogos, médicos e familiares que lidam com o autismo, questões como a conceituaçao do transtorno autista e espectro autista, sua ocorrencia na população infantil, detalhando os principais sinais e sintomas, diagnóstico e tormas de tratamento.

Na segunda parte aspectos ligados escola são enfatizados, como por exemplo: a inclusão do aluno autista, como a criança vista pensa e a influência dessa forma de asar no aprendizado escolar, como a crian- ga autista pode ser avaliada para sua inclu- são adequada no contexto escolar, prepara- ção dos protessores e auxiliares pedagógicos, dicas e estratégias pedagógicas que ajudam no aprendizado acadêmico desses pequenos, bem como, o trabalho em grupo e as avalia- çoes do aprendizado desses alunos.

O objetivo desse livro não é esgotar um tema tao complexo e diticil até para os pro- fissionais que trabalham com programas psi- copedagogicos especíticos para crianças com autismo ou espectro autista, mas sim tentar traçar um horizonte para os profissionais e pais que ainda hoje continuam perdidos numa vasta gama de intormações truncadas e equivocadas sobre a criança autista e o con- texto escolar na nossa realidade.