José Marcelino Bandim
INSCRIÇÃO: no 8724 (CRM/PE).
INSCRIÇÃO: RQE no 11714 (CRM/PE, CFM, AMB).
José Marcelino Bandim é médico psiquiatra formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também ingressou na Residência Médica em Psiquiatria (UFPE), completando a formação em Psiquiatra da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1991. Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e Doutor pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Em 2011, como resultado das pesquisas realizadas com crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), foi convidado pela Universidade de Rochester (USA) para curso de formação especializada na aplicação do ADI-R (Entrevista de Diagnóstico para Autismo). Atuando há mais 30 anos como médico, professor e pesquisador dentro da psiquiatria da infância e da adolescência, destacou-se, dentro da especialidade, logo no início da sua trajetória profissional, tendo recebido três prêmios nacionais dois deles, “estando entre os profissionais mais destacados dentro da especialidade por dois anos consecutivos” e o outro pelo trabalho pioneiro, abordando os “sintomas da depressão na Infância e na Adolescência”. Publicou mais de vinte trabalhos, como autor ou coautor, em revistas científicas nacionais e estrangeiras; participou, como convidado, de diversos eventos científicos (como conferencista em congressos, simpósios, jornadas, ministrando cursos de pós-graduação, supervisionando teses de mestrado e doutorado), bem como, participações em programas de televisão e de rádio, colaborando com informações para a população sobre temas relevantes dentro da psiquiatria da infância e da adolescência.
Entre as atividades profissionais, trabalhou como médico psiquiatra da infância e da adolescência no Hospital Militar Geral do Recife (atualmente Hospital de Área do Recife) de 1991 a 1997. Entre 2007 e 2019, atuou como médico psiquiatra na Fundação Altino Ventura (FAV) na área de diagnóstico, tratamento, acompanhamento e pesquisa com crianças portadoras de transtorno do espectro autista (TEA).
Atividades profissionais atuais:
-
Médico psiquiatra concursado pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, atuando como psiquiatra da infância e da adolescência no ambulatório especializado do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), centrando suas atividades no acompanhamento, no diagnóstico e no tratamento de crianças portadoras de transtorno do espectro autista (TEA) desde 1993.
-
Professor Concursado, Associado 7, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1998.
-
Consultório Particular, com atuação desde 1991: trabalhando como psiquiatra de crianças e de adolescentes; realizando avaliação diagnóstica, tratamento, acompanhamento, orientação familiar e elaboração de pareceres especializados. No momento, em decorrência da crise causada pelo coronavírus (SARS-COV-2), bem como, de acordo com cada caso avaliado individualmente a ser analisado, utilizamos como recurso para avaliação a telemedicina, regulamentada pela LEI No 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020. Publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO em 16/04/2020. Edição:73/Secção:1/ Página:1.
-
Outras Atividades Profissionais: palestras, cursos especializados, consultorias, todos realizados através de plataformas on-line , em virtude da crise causada pelo SARS-COV-2, de acordo com normatização legal expedida pelo governo ou órgão competente.
Nossa Avaliação:
- Entrevistas com os pais, para detalhamento cuidadoso de todos os aspectos relacionados ao aparecimento dos sintomas e dos sinais, utilizando o protocolo elaborado, especialmente, para avaliação e diagnóstico de crianças e de adolescentes suspeitos de terem transtorno do espectro do autismo - TEA;
- Observação individualizada da criança ou do adolescente, utilizando-se de metodologias específicas, dentro da psiquiatria da infância e da adolescência;
- Utilização de instrumentos específicos (escalas semiestruturadas e estruturadas), tendo como objetivos:
- - Complementação diagnóstica;
- - Avaliação do nível de gravidade dos sintomas;
- - Identificação de casos suspeitos ou mesmo confirmação diagnóstica em pré-escolares (com idades entre 6 meses e 2 anos), visando a necessidade ou não de intervenções de caráter precoce;
- - Identificação de outros sintomas ou transtornos não relacionados ao TEA;
- Solicitação de exames específicos ou avaliação especializada, quando necessário e de acordo com cada caso;
- Definição diagnóstica;
- Planejamento terapêutico individualizado, realizado por equipe interdisciplinar, sempre considerando as características de cada criança ou adolescente;
- Emissão, se necessário, de prescrição, pareceres, declarações, solicitações de exames, através de certificado digital, com selo de autenticidade em conformidade com as resoluções ICP-Brasil e de acordo com as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM). A certificação da assinatura digital é uma realidade dentro das plataformas médicas que , além da segurança, evita deslocamentos, gastos e perda de tempo desnecessários por parte dos familiares;
- Dentro do planejamento terapêutico:
- - Esclarecimento e orientação aos pais em relação aos procedimentos do tratamento;
- - Orientação e encaminhamento, quando necessário, aos diversos profissionais especializados de acordo com o caso e tipo de intervenção;
- - Indicação de tratamento psicofarmacológico, quando necessário, bem como, acompanhamento sistemático dele; respeitando-se protocolos e critérios de indicação baseados em evidências científicas;
- - Elaboração de parecer psiquiátrico especializado, quando solicitado pelos pais, para planos de saúde, escola e serviços especializados, bem como, questões judiciais (no caso de laudos ou pareceres não forenses) etc.